Também chamada de dermatite seborreica, a caspa é uma descamação do couro cabeludo e, apesar de ser uma dor de cabeça para muita gente, ainda não possui causas totalmente conhecidas. Sabe-se, porém, que ela é influenciada pela genética e alterações hormonais e pode piorar durante as estações mais secas do ano, como o outono e o inverno.
A boa notícia é que existem algumas maneiras bastante simples de tratar a caspa em casa e sem muito esforço. Confira algumas dicas.
- Alimente-se de forma saudável. Priorize alimentos ricos em vitaminas, evite aqueles que têm muita gordura e beba bastante água.
- Não durma de cabelo molhado. Este hábito, além de quebrar os fios, pode estimular o aparecimento da caspa. O ideal é esperar o cabelo secar completamente antes de dormir.
- Use shampoo anticaspa. O tratamento com produto específico para combater a caspa é indicado de uma a duas vezes por semana.
Tentei de tudo mas não adiantou. E agora?
Se, mesmo após tratamento caseiro e demais cuidados indicados para combater a caspa, os sintomas de coceira e descamação não desaparecerem, é o momento de procurar um médico dermatologista. Somente um especialista poderá analisar a situação e dar início a um tratamento mais reforçado para acabar com a caspa.